LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO
O QUE É O LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO?
O Lúpus Eritematoso Sistêmico é uma doença autoimune crônica, na qual o sistema imunológico do paciente ataca tecidos e órgãos saudáveis do seu corpo. O Lúpus pode afetar várias partes do corpo, incluindo pele, articulações, rins, sistema nervoso, coração, pulmões e vasos sanguíneos.

O QUE CAUSA O LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO?
A causa exata da doença não é conhecida, todavia estudos sugerem que seja uma combinação de fatores genéticos, ambientais, sendo uma doença mais comum em mulheres entre 15 e 45 anos, durante os anos de maior atividade hormonal.
QUAIS OS SINTOMAS DO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO?
Como a doença afeta diversos órgãos, o quadro clínico é muito vasto, variando bastante de um paciente para outro, porém os sintomas mais marcantes incluem:
- Fadiga (cansaço);
- Dores nas articulações;
- Erupções cutâneas na face (a vermelhidão na face recorda a forma de uma borboleta no rosto);
- Febre sem uma causa, perda de cabelo, dor no peito, lesões de pele associado com exposição ao sol, em casos graves, comprometimento renal, com surgimento de sangue ou espuma na urina, inchaço no corpo inteiro ou convulsões por comprometimento neurológico.
COMO É FEITO O DIAGNÓSTICO DO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO?
O diagnóstico do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é um processo complexo, pois seus sintomas podem variar amplamente e imitar os de outras doenças. Não existe um único exame que possa confirmar o diagnóstico. Em vez disso, ele é baseado em uma combinação de achados clínicos, histórico médico e testes laboratoriais. (como teste de anticorpos antinucleares, Anti DNA). O tratamento depende dos sintomas e pode incluir medicamentos imunossupressores, anti-inflamatórios, corticoides e antimaláricos para controlar a inflamação e os danos autoimunes. Devido à sua complexidade, o diagnóstico geralmente requer uma abordagem multidisciplinar, com a participação de reumatologistas, nefrologistas, dermatologistas, entre outros especialistas.
QUAL O TRATAMENTO PARA O LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO?
O tratamento depende dos sintomas e pode incluir medicamentos imunossupressores, corticoides e antimaláricos para controlar a inflamação e os danos autoimunes.
POR QUANTO TEMPO DURA O TRATAMENTO DO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO?
O tratamento para o Lúpus Eritematoso Sistêmico geralmente é contínuo e pode durar por toda a vida, por ser tratar de uma doença crônica. O objetivo do tratamento é controlar os sintomas, evitar flares (exacerbações) e prevenir danos permanentes aos órgãos. A duração específica e a intensidade do tratamento variam de acordo com a gravidade dos sintomas, a resposta do paciente e quais órgãos estão afetados, sendo necessário acompanhamento regular com um médico reumatologista.
PORQUE DEVO EVITAR ME EXPOR AO SOL, TENDO LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO?
A exposição aos raios ultravioletas do sol leva a dano celular das células da pele, o que pode estimular a produção de anticorpos, tornando o sistema imunológico mais ativo, o que pode levar ao aparecimento ou agravamento dos sintomas da doença ou surgimento de lesões na pele, mesmo em uso das medicações corretamente. Evitar o sol é uma forma de prevenir a doença de causar complicações graves.
COMO ME PREVENIR DO SOL?
- Uso de protetor solar: Protetores solares de amplo espectro, com alto fator de proteção (FPS 50 ou mais), devem ser aplicados diariamente, mesmo em dias nublados ou em ambientes internos com luz artificial intensa.
- Roupas de proteção: Vestir roupas de manga longa, chapéus de aba larga e óculos de sol ajuda a proteger as áreas expostas.
- Evitar o sol nas horas de maior intensidade: O sol entre 10h e 16h é mais intenso e deve ser evitado.
- Protetores físicos: Ficar à sombra e usar guarda-sóis ou outras barreiras físicas quando ao ar livre pode ajudar a reduzir a exposição.
Cuide da Sua Saúde:
Agende Sua Consulta
Dra. Larissa Karkow oferece atendimento humanizado e tratamentos modernos para cuidar de você.
Acompanhe
de Perto
