Lombalgia
O que é Lombalgia?
As lombalgias são dores na região lombar, que é a parte inferior das costas. Elas podem ser causadas por diversos fatores e apresentam uma variedade de sintomas, conforme seu tipo. Na reumatologia, será focado a lombalgia inflamatória.

Quais os tipos de Lombalgia?
A mais comum, dentre elas, é a Lombalgia Mecânica, que pode ser causada por problemas estruturais, como má postura, traumas, hérnia de disco, artrose, sobrecarga da coluna por esforço repetitivo (como levantar objetos pesados) e sedentarismo. Já a Lombalgia inflamatória, é um tipo mais raro, encontrado em indivíduos com Doenças autoimunes ou infecções na coluna, sendo referência para a Reumatologia investigar, em caso de suspeita.
Quais as Doenças que podem levar a Lombalgia Inflamatória?
- Doenças Inflamatórias: Condições como a espondilite anquilosante, artrite reumatoide, artrite psoriásica, Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa.
- Infecções: Infecções na coluna ou nas articulações próximas podem levar a dor inflamatória.
Quais os principais sintomas da Lombalgia Inflamatória?
- Dor Persistente: A dor geralmente é crônica, com duração maior que 3 meses, podendo ser intensa.
- Rigidez: Rigidez nas costas, especialmente pela manhã ou após períodos de repouso.
- Alívio com exercícios: é uma dor que, ao contrário da mecânica, tende a aliviar nas atividades e piorar ao repouso.
- Despertar noturno: Devido o repouso prolongado, durante a noite, o paciente tende a acordar na madrugada, por dor lombar.
- Inflamação no Olho (Uveíte): Apesar de não ser na coluna, existe uma associação entre Uveíte, que é uma inflamação da úvea (camada intermediária do olho) e lombalgias inflamatórias.
Porque o reumatologista é necessário para investigar lombalgia inflamatória?
Diagnóstico Preciso
- Experiência Especializada: Reumatologistas têm treinamento específico para identificar doenças inflamatórias e autoimunes que podem causar dor nas costas.
- Exames Avançados: Eles podem solicitar exames de imagem e testes laboratoriais específicos para detectar inflamação e outras alterações associadas a doenças reumáticas.
Prevenção de Complicações
- Monitoramento Contínuo: lombalgias por doenças autoimunes, não tem cura, mas tem tratamento. O reumatologista pode acompanhar a progressão da doença e ajustar o tratamento, conforme necessário, para prevenir complicações e melhorar a qualidade de vida.
- Orientação sobre Estilo de Vida: Eles fornecem orientações sobre mudanças no estilo de vida que podem ajudar a reduzir a inflamação e prevenir novos episódios de dor.
No que consiste o tratamento da Lombalgia Inflamatória?
- Medicação Apropriada: Pode ser realizado com medicamentos anti-inflamatórios, e em alguns casos, imunossupressores que são eficazes para tratar condições inflamatórias crônicas.
- Plano de Tratamento Personalizado: Reumatologistas desenvolvem planos de tratamento personalizados, conforme a clínica do paciente, além de poder incluir fisioterapia, exercícios físicos regulares, com orientações e, em alguns casos, é necessário encaminhar para intervenções cirúrgicas.
Cuide da Sua Saúde:
Agende Sua Consulta
Dra. Larissa Karkow oferece atendimento humanizado e tratamentos modernos para cuidar de você.
Acompanhe
de Perto
